Um logótipo é um desenho que simboliza uma relação individual. É um desenho utilizado por organizações para papel timbrado, anúncios, e etiquetas como logótipo onde a associação pode ser percebida sem muito alongamento, também chamado logótipo. Os logótipos são representações gráficas ou pictóricas do nome de uma organização, marca registada, acrónimo, etc. Destinam-se muitas vezes principalmente à pronta aceitação.
Poderá também pensar num logótipo como uma simples inspecção visual dos produtos ou serviços da sua organização. Existem diferentes tipos de marcas e logotipos que são auto-explicativos e relacionados com o seu objectivo. Por exemplo, os símbolos são utilizados para significar uma nação ou família. Em algum momento no passado, as associações poderiam ser suficientemente grandes para atingirem o seu clímax. Muitas vezes, desenharam maravilhosamente ponto após ponto, usando muitas coisas para elevar o pico. O custo não foi um problema, e mais foi considerado melhor. Nessa altura, as fitas eram utilizadas devido à sua configuração maior. Foi visto a partir do campo da arte do interlúdio longo. A sinalização rodoviária foi concebida com o objectivo de iluminação. Utilizaram estratégias como formas e formações simplificadas mas na moda para se diferenciarem, atraírem mais atenção e transmitirem informação.
Um logótipo é uma parte essencial da publicidade de uma empresa. Como imagem gráfica principal da empresa, o logotipo continua a ser a imagem da empresa e transforma-se no sinal mais visível da empresa no mercado-alvo. Por conseguinte, o logótipo específico global é uma parte importante da metodologia promocional global de qualquer organização.
Os logótipos da empresa são planeados para serem a ‘cara’ da organização: são uma representação gráfica da identidade única da organização, e através da forma, estilo de texto e imagem, criam dados essenciais sobre a organização que permitem aos clientes relacionarem-se com a imagem da empresa no coração da empresa. Os logotipos são também uma forma concisa de se referir à organização em materiais publicitários e de marketing; além disso, fornecem uma correcção que indica diferentes estilos textuais, formas e decisões de design em todos os diversos materiais de marketing da empresa.
Um bom logótipo deve ser único e compreensível para potenciais clientes. Embora existam decisões de grupo para tipografia, elementos visuais e cores, em geral, um logótipo deve ajudar a transmitir alguns dados sobre a organização ou ser concebido de modo a dar algum sentimento significativo sobre a organização ou a sua indústria. Por exemplo, as empresas e organizações tecnológicas de topo tendem a ter logótipos angulares a deslizar, enquanto as empresas que são criadas para apoiar as empresas têm logótipos redondos para dar um sentido de serviço e confiança.
Um logótipo é uma componente visual chave da identidade global da marca de uma organização. Os logótipos aparecem em papelaria, websites, cartões de visita e merchandising. Por conseguinte, um logótipo de componente pode contribuir grandemente para a conclusão de um negócio, enquanto um logótipo abaixo do padrão pode mostrar passatempos e matar potenciais clientes. Contudo, um logotipo deve aderir bem a diferentes partes do reconhecimento visual de uma organização: nenhum logotipo, por mais ubíquo que seja, pode ter bom aspecto quando incorporado com componentes gráficos conflituosos ou estilos de texto diferentes. É por isso que um logótipo é a unidade básica de uma personalidade de marca maior que inclui o estilo de texto da organização, gradientes de cor e directrizes de design de documentos.
Um logotipo é geralmente a imagem visual principal que se cria como empresa. É geralmente uma imagem ou desenho bastante pequeno que pode incluir o nome ou sigla da sua organização. Os logotipos são normalmente utilizados como parte de vários materiais e desenvolvimentos organizacionais.
O desenvolvimento e concepção de logótipos comerciais é muito importante. Se tiver pressa em criar um logótipo, provavelmente está a pensar em voz alta e terá de fazer melhoramentos em breve. O problema é que se pode confundir os clientes e diminuir os aspectos positivos de ter um logótipo. Embora não sejam obrigatórias, muitas organizações incorporam componentes da sua história, cultura, e valores nos seus logótipos. O alvo utiliza a cor vermelha no seu famoso logótipo “olho de touro” para se ligar ao esquema de cores tradicional.
O principal motivo para criar um logótipo comercial é iniciar o caminho para a construção de uma imagem de marca. As imagens forçam o nome e a marca da sua organização a fazer uma ligação importante com o seu público-alvo. A chave é aplicar de forma fiável o seu logótipo a todos os desenvolvimentos. Muitas organizações incluem logótipos em cartões de visita, papel timbrado, e websites, para além de toda a publicidade impressa. Finalmente, precisa que os clientes associem o seu logotipo ao seu negócio e aos seus atributos.
Cartas, logótipos e esquemas de cores são um simples grupo de elementos de imagem que são frequentemente aludidos como símbolos organizacionais. Os símbolos são representações visuais dos interesses mais proeminentes e apresentações estratégicas da sua organização. Se os clientes virem o seu logótipo e experimentarem emoções positivas ou pensarem rapidamente em diversão, vitalidade, satisfação, produtos superiores, ou serviços de elite, o seu logótipo é bem sucedido. Essencialmente, o seu logótipo comunica o impacto global dos valores centrais da sua organização.
Embora a consistência do logótipo seja importante para causar um impacto básico, mesmo organizações estáveis actualizam frequentemente os logótipos. Isto significa que eles fazem melhorias, rodam logótipos existentes, ou mudam para um completamente novo. No entanto, deve fazê-lo com cautela. Os clientes podem ficar irritados com organizações que editam logotipos populares ou estabelecidos.
Finalmente, esta é uma grande oportunidade para incorporar a sua selfie com o seu novo logotipo! Utilize-a para criar uma forte personalidade visual de marca que separa o seu negócio dos concorrentes e ajuda os novos e potenciais clientes a diferenciá-lo eficazmente. Quando os clientes conhecem a sua imagem, as suas motivações, e a sua personalidade, pode construir a sua confiança e ter uma boa hipótese de ganhar novos clientes. Dado o seu novo logótipo, algo precisa de ser feito com a sua incorporação em todos os seus registos oficiais e materiais promocionais, por exemplo, papel timbrado, cartões de visita, websites, e postos de redes sociais baseados na web. Guarde-o como um ficheiro PNG ou PDF de alta resolução pronto a imprimir, para que o seu logótipo tenha um óptimo aspecto na impressão ou no ecrã.