A copywriting do LSI já alcançou a SEO copywriting em termos de prevalência, está a competir com sucesso com ela, e pode mesmo estar a ganhar a rivalidade em breve.
LSI é uma indexação semântica latente baseada na análise semântica latente (LSA). A essência desta técnica é a de indexar automaticamente o texto e verificar a estrutura semântica para relações lógicas. Os algoritmos LSA que têm estado no centro dos motores de busca desde 2011 processam as consultas dos utilizadores de tal forma que estes não só encontram conteúdos que correspondem à consulta, mas também conteúdos que são realmente úteis.
Digamos que um utilizador entra na pergunta “compre um portátil em Londres barato”. Há cerca de 15 anos, um motor de busca, pelo menos nos dez primeiros, deu texto optimizado em SEO, “recheado” com palavras-chave e frases, mas totalmente inútil e totalmente inútil para os humanos.
Desde 2011, os algoritmos dos motores de busca analisam textos para critérios muito mais “finos”, tendo principalmente em conta o núcleo semântico, que constitui a base dos resultados para as consultas de pesquisa. Durante o processo de análise e selecção, eles filtram os textos ilegíveis que chegaram ao top 10 porque contêm “palavras-chave” à beira de serem excessivamente “spammed”.
O núcleo semântico inclui palavras da mesma série sinónima que a palavra na consulta, hiperónimos, associações e outras palavras relacionadas com a palavra desejada no texto.
Portanto, os redactores tentam agora escrever textos que viriam no topo dos resultados de pesquisa, e que fariam sentido, e não seriam um conjunto incoerente de palavras.
A principal diferença entre LSI-copywriting e SEO-copywriting é que no LSI-copywriting os textos são escritos com base num núcleo semântico, que é certamente tido em conta, mas não em detrimento da legibilidade e significado do texto.
Ao escrever textos de escrita LSI, o redactor prepara primeiro um kernel semântico, que inclui palavras e frases que ocorrem com mais frequência nas pesquisas sobre o assunto do artigo. E depois, utilizando-as, “constrói” o texto, sem esquecer o conteúdo e a legibilidade. A principal ferramenta utilizada na compilação do núcleo semântico é a própria erudição do autor, que pode ser utilizada para formar uma lista específica de palavras e frases relacionadas com um produto ou um serviço.
A funcionalidade dos motores de busca, particularmente o Google AdWords, é utilizada, bem como software especial, tal como
Estes programas ajudá-lo-ão a encontrar as palavras mais frequentes na web que correspondam à sua pesquisa de forma mais rápida e precisa.
Agora muitos peritos consideram a escrita de LSI como a forma mais eficaz de promover recursos em linha nos motores de busca, cujos algoritmos estão a evoluir, de modo que mesmo recentemente os métodos de SEO muito eficazes são agora quase arcaicos.