O que é um bom texto? Para responder com mais precisão a esta pergunta, vamos responder a outra, nomeadamente à questão do que é um mau texto. Claramente um mau texto é um texto que deixa a pessoa que o lê indiferente, não o levando a nada – nem à acção nem à reflexão. Se estamos a falar de um bom texto, então podemos concluir que um bom texto é um texto que induz o leitor a fazer algo ou a pensar em algo.
Se estamos a falar de textos para recursos online relacionados com uma determinada área de negócio, a tarefa principal do texto – criar uma imagem atractiva para o recurso onde o texto é colocado e para os bens ou serviços que este recurso oferece.
Os textos colocados na Internet mais frequentemente encorajam acções orientadas, que podem ser divididas em cinco variedades.
Este objectivo é o principal para os recursos em linha que promovem algum tipo de negócio. O texto no teste encoraja o leitor a fazer algo pode ou não conter um apelo directo (para comprar, encomendar), e pode não conter uma chamada como tal, mas o significado do texto tem um incentivo definitivo para o leitor. Por exemplo, o texto pode descrever um produto de uma forma que encoraje o leitor a comprá-lo. O texto pode também conter uma dica sobre a continuação do tópico, para que os utilizadores continuem a visitar o site para ler novos artigos.
Provocar ao público certas emoções – a tarefa de qualquer texto de venda e a maioria dos textos informativos. Afinal, no centro da grande maioria das nossas acções estão as emoções. E frequentemente sob a influência de emoções as pessoas decidem comprar algum tipo de produto ou encomendar algum tipo de serviço.
Portanto, a tarefa do texto – causar o público alvo são as emoções que irão encorajar as pessoas a utilizar o produto proposto pelo recurso online. No entanto, não se pode ignorar que as emoções humanas mais fortes – negativas. Mas neste caso, os autores dos textos precisam de ser extremamente cuidadosos, porque as emoções negativas podem direccionar as pessoas para um caminho completamente diferente.
Textos que apresentam informações úteis de forma acessível e que o leitor não sabe antes são valorizados por todos os públicos. As pessoas avidamente recontam o que aprenderam, partilham textos interessantes e informativos em redes sociais e, por conseguinte, o segmento de publicidade e vendas em tais textos é muito eficaz. É verdade que o autor não deve abusar desta componente, e é melhor limitar-se à publicidade não óbvia sem apelos directos.
Textos de entretenimento fáceis e criativos gozam de sucesso constante com qualquer audiência. Especialmente se os textos forem escritos de uma forma viva e bem humorada. Em combinação com tais textos também funciona muito bem para a componente de vendas. Mas, tal como nos textos cognitivos, não deve ser intrusiva.
É também muito importante compreender que tipo de textos divertidos é apropriado para o público de um determinado recurso em linha. Por exemplo, em algum lugar o humor “à beira de uma falta” pode ser recebido com aprovação, e em algum lugar – a ser condenado.
Isto é especialmente importante nos textos de vendas quando é necessário despertar a confiança do leitor. Depois pode colocar as características de um produto ou serviço na boca de um perito autorizado. Em alternativa, o perito pode dizer-lhe porque deve comprar um produto ou utilizar um serviço.