Qual deve ser o texto na página inicial? A resposta a esta pergunta pode ser literalmente respondida numa palavra: vendas. Mas é necessário preparar um texto especial de vendas, que oferece ao visitante não é um produto ou serviço, e o site. Portanto, o texto para a página inicial do sítio deve ser escrito e composto de uma forma especial.
Um erro comum a muitos redactores – não atenção suficiente ao título do texto da página principal. E por vezes o título é até inventado pelo administrador ou proprietário do site. Mas este trabalho é tão responsável que deve ser feito por um especialista bem treinado. Afinal, o título – algo que os potenciais clientes ou clientes vêem nos resultados da pesquisa quando se introduz uma consulta com o nome dos bens ou serviços. E de como o texto do cabeçalho na página principal será capaz de “apanhar” a pessoa depende de ela ir ou não ao sítio.
Suponha que uma pessoa veio ao site e começou a ler o artigo. As estatísticas mostram que bastantes utilizadores gastam não mais do que um minuto com ela, e depois procuram outros recursos. Porquê? Sim, porque o utilizador precisa de ser imediatamente explicado o que lhe é oferecido neste sítio. Na introdução ao artigo é completamente inapropriado falar de há quantos anos e quem fundou a empresa, de como ela começou “com uma pequena loja” ou “com uma pequena loja”. Mas é correcto dizer exactamente o que a empresa oferece: “cinquenta modelos de condicionadores aos melhores preços” ou outra coisa qualquer.
E agora sobre outro erro comum. Mesmo depois de um título e introdução perfeitos, pode ser seguido pela parte principal, que matará tudo. Com o quê? Uma tentativa, como eles dizem, desde o início para começar a vender ao visitante um produto ou serviço. Um artigo na página inicial vende algo mais. Vende … o site. Depois de ler a parte principal do artigo, o utilizador deve querer “navegar” pelo site. Porque precisa de lhe dizer não sobre os bens ou serviços com uma lista de todos os “menus”, e sobre os benefícios da empresa em comparação com os concorrentes: os preços atractivos, promoções, programas de fidelidade, ofertas exclusivas (em resumo).
E na parte final do artigo é importante descrever brevemente o que o utilizador irá encontrar em várias secções do site, para o ajudar a navegar.
Evidentemente, o artigo na página principal do site deve ser optimizado para os requisitos dos motores de busca: conter palavras-chave e frases apropriadas. Mas é preciso evitar o excesso de spam. Em particular, não permita que frases-chave representem mais de 6% do comprimento total do artigo.