Tipos de copywriting e tipos de conteúdo

Tipos de copywriting

A escrita de cópias é um tipo de actividade, cuja essência é escrever artigos. De facto, o seu nome de “copywriting” inglês traduz-se por “escrever artigos”.

À primeira vista, pode parecer que a redação está relacionada com o jornalismo ou mesmo uma das suas variedades. Mas não é de todo assim que tanto o jornalismo como a redação assumem a escrita de artigos. Ao contrário do jornalismo, a tarefa da redação não é informar o público sobre certos eventos ou analisá-los. A tarefa de copywriting é induzir as pessoas a comprar um determinado produto, utilizar um determinado serviço ou visitar um determinado recurso online.

O desenvolvimento intensivo da copywriting coincidiu com o rápido desenvolvimento dos negócios na Internet quando os proprietários de recursos em linha enfrentaram a necessidade de preencher os sites com conteúdos que lhes permitissem assumir posições de liderança nos motores de busca.

A principal função do redactor é criar conteúdos únicos com uma componente publicitária, ou conteúdos que informem os visitantes sobre produtos e serviços e que tenham palavras-chave ou frases que ajudem a promover recursos em linha nos motores de busca, para os quais os textos são escritos.

A copywriting tem várias variedades, cada uma das quais é determinada pelas especificidades do conteúdo que está a ser criado.

Textos de vendas

Este é o segmento mais maciço na massa global de textos comerciais publicados na Internet. Os textos promocionais são: publicidade directa ou encoberta de um produto ou serviço, informando potenciais clientes sobre as propriedades de um produto ou as especificidades do serviço.

Os autores de textos de vendas devem não só ter um bom slogan, mas também ter uma ideia clara do público-alvo para o qual trabalham, conhecer a psicologia destas pessoas e compreender como “enganchar” as pessoas.

Que tipos de copywriting existem

SEO-copywriting

Se um determinado negócio envolve um segmento online, não pode passar sem uma optimização para motores de busca (SEO). A SEO-copywriting é uma componente importante da optimização de motores de busca on-line, baseada na utilização de palavras-chave e frases que são utilizadas por potenciais clientes para procurar um produto ou serviço em motores de busca. A tarefa de SEO-copywriting é utilizar conteúdos contendo tais “chaves” para dirigir um utilizador a um site específico para comprar um produto ou encomendar um serviço. Por conseguinte, o redactor de SEO deve não só ser capaz de escrever um texto informativo ou de vendas de alta qualidade, mas também deve modelar correctamente as consultas do público-alvo relevante.

Redacção informativa e técnica

Em todos os recursos em linha, excepto nos textos com uma componente publicitária, existem necessariamente artigos informativos, temáticos e conteúdos de natureza técnica. Os artigos informativos atraem utilizadores comuns e tornam o site interessante. Os artigos de natureza técnica devem atrair para o sítio profissionais de uma ou outra área. De um modo geral, tanto os artigos informativos como os técnicos são concebidos para aumentar as vendas, tal como os artigos publicitários. Apenas a função do conteúdo informativo e técnico é despertar o interesse do público-alvo no recurso, de modo a que os artigos publicitários sejam procurados.

Copywriting criativo e publicitário

Estes tipos de copywriting mudaram-se da televisão para a Internet. Neste caso, no cerne de um conteúdo – influência sobre os “cordões” psicológicos do público, indução através de abordagem criativa ao interesse dos bens ou serviços ou qualquer outra forma de deixar num site a certa informação de que a administração de um recurso está mais familiarizada com o público alvo.

Cada tipo de copywriting é uma área em que certos autores se especializam, uma vez que a criação de conteúdos para recursos em linha é uma actividade tão complexa que uma pessoa não pode ser bem sucedida em todos os tipos de copywriting.